O empresário e apresentador Silvio Santos em 1981 inaugura uma das maiores redes de televisões do Brasil o Sistema de brasileiro de televisão. Um dos maiores problemas da emissora no começo foi preencher a grade com programas e eis que os famosos enlatados mexicanos e norte americanos, salva a emissora mais querida do Brasil. Põe uma novela aqui e ali um desenho,série,filmes um programa nacional e está ai o SBT com dificuldades, mas o que vale é ter uma programação 24 horas. E nesse preenchimento desenfreado com poucos apresentadores e novelas internacionais o comodismo e a falta de ousadia tem deixado o SBT com poucas qualidades e o seu maior trunfo é os programas de auditório, Chaves e algumas novelas mexicanas e de filmes Harry Potter.
Atualmente
O fantasma da crise também assola o SBT a muito tempo e como ela consegue se sobressair dessa maldita crise? vou te explicar lucro,retorno e economia são três palavras que são principais em qualquer tipo de mercado e o televisivo da mesma forma. É o seguinte, digamos que você é o dono de uma emissora de televisão e a crise está instalada no país e você tem um contrato com uma fornecedora de enlatados de baixo custo de novelas e séries e você sabe quanto custa um cenário, equipe pra organizar o programa? é altíssimo e dai coloca um programa no ar e a audiência é abaixo do esperado e uma semana depois você retira o programa que perde o dinheiro e exibe Chaves que dar o triplo de audiência e ainda incomoda a concorrência. Entendeu a logica! esse é o pensamento do mestre Silvio Santos se esses apresentadores atualmente no SBT estivesse, decaindo na audiência eles já estariam fora a tempos.
Pra você ter uma ideia as novelas mexicanas virou um produto televisivo cultural brasileiro. O México está presente no Brasil diante dos nossos olhos a décadas. Você conhece Chaves? Rebelde? A Usurpadora? Maria do Bairro? amigo, as pessoas gostam desse tipo de entretenimento e quanto mais reprisam e mais coisas novas exibem de lá as pessoas sempre vão gostar e adorar.
Da mesma forma que a Rede TV vende os seus horários adoidado a Band também passa por essa triste realidade com objetivo de garantir lucro e se salvar do fantasma da crise. Uma programação eclética e com programas de grandes nomes que são um sucesso comercial que também teve os seus fracassos com o fim do programa 'Custe o que Custar' e vitórias na audiência com o 'Master Chef ' que liderou na audiência e o 'Pânico na Band' que luta pra voltar as origens, é, essa é a Band com erros e acertos, mas com uma programação nacional e poucos enlatados se salvando com o esporte de ótima qualidade.
TV Cultura
Iniciou as suas transmissões em 1969 pelo os Diários Associados e mais tarde a fundação Padre Anchieta toma posse da emissora juntamente com o governo do Estado de São Paulo que estava a beira da falência. A TV Cultura é uma emissora que merece ser elogiada e parabenizada por está ainda transmitido um conteúdo educativo para os brasileiros e sendo considerado como o segundo canal de qualidade do Mundo. Com programas de sucesso como 'Viola minha Viola', 'Senhor Brasil', 'Castelo Ratim bum', 'Mundo da Lua','Cocoricó' e muitos outros sucessos.
Atualmente
Também assolada pelo o fantasma da crise econômica que resultou cancelando o seu maior sucesso de ser produzido a 'turma do Cocoricó' e o enxugamento de funcionários na emissora paulista. Porém a Cultura ainda reprisa assim como o SBT os seus maiores sucessos para driblar esse orçamento critico atualmente, mas ainda existem programas culturais que dão respeito a seu nome a Cultura. Atualmente pelo menos ela ainda investe nas crianças que são o futuro do nosso país com uma programação pra toda a família diferente da Globo, Rede TV, Bandeirante e torcemos para o retorno de produções nacionais na Cultura o retorno de 'Cocoricó' e quem sabe um remake do 'Castelo Ratim bum'.
Rede Record
A sua inauguração ocorreu em 1953 que pertencia a Paulo Machado de Carvalho e Silvio Santos que depois de um tempo por Edir Macedo. Os anos se passaram e a Record sofre com uma crise econômica na década de 70 e ela consegue sair do vermelho com ajuda do Bispo e volta a tona nos anos 2000 como a segunda maior emissora do Brasil e acaba tirando o SBT do segundo lugar de audiência e mais tarde a emissora de Silvio começa voltar a conquista o segundo lugar e uma luta acirrada de ponto a ponto pela a audiência. A crise também não passa desapercebida na Record ouve enxugamento de funcionários e perda de atores por falta de verba para produzir projetos novos e terceirização das produções.
Atualmente
A Rede Record apesar dos seus erros em exibição de novelas com tramas já batidas e nesta crise é necessário um tiro certeiro que ajudaria pelo o menos levantar o animo das produções nacionais então é feita a primeira tele - novela bíblica 'Os Dez Mandamentos', que acabou causando um alvoroço no principal produto da Globo as novelas.
Atualmente com investimento pesado em jornalismo (um pouco apelativa e exaustiva), também em dramaturgia e programas de auditório de sucesso comercial ela sempre tenta quebrar o foco dos brasileiros a platinada Rede Globo e em alguns casos acaba conseguindo e sem contar que outro sucesso entra pra Record, Xuxa ex global que entra nas noites de segunda.
Rede Globo
1965, inauguração da Rede Globo por Roberto Marinho e atualmente na direção dos filhos. Tendo uma maior parte de verba de publicidade em mãos a Globo tem um controle de maior parte de todos os cenários de entretenimento no Brasil os melhores autores, atores, jornalistas, comentaristas esportivos e grandes prêmios e ainda é a segunda maior emissora do mundo perdendo pra ABC emissora norte americana. Uma forte crise no país a Globo investe cada vez mais e sempre obtêm retorno financeiro, mas a sua audiência não é a mesma dos anos 70,80,90 até as novelas sempre sofrem um baixa e fica variando entre 20 e 30 pontos de audiência e sempre apostando em temas polêmicos pra chamar atenção dos telespectadores.
Atualmente
Uma programação bem equilibrada e preparada para grudar o público, porem com o extermínio da programação infantil e ataques contra outras mídias de entretenimento é acusada de monopólio desde a ditadura militar a sua audiência não é mais a mesma. Os tempos mudaram e a Globo quer segurar a coroa de líder a qualquer custo! e com a entrada da internet e Netflix uma nova guerra está declarada e fora a Record mesmo que a audiência não é lá essas coisas,mas incomoda a emissora carioca.
As "sugadoras" de audiência
Não é de se espantar que todas as emissoras sofrem uma crise na audiência as pessoas procuraram novos meios de se entreter. Sabe aquele negocio de esperar pelo o próximo episodio ou capitulo para acompanhar a sua novela,desenho,série preferida esse problema acabou. Com a entrada da facilidade da internet nos lares e através da rede Wi-Fi as rede sociais se tornaram prioridade na vida dos brasileiros tão quanto os canais televisivos, mesmo com o grande poder da internet se tornando essencial para muitos, ainda, a milhões de pessoas que acompanha a programação televisiva ou por falta de acesso a internet ou por não se interessarem por este novo tipo de comunicação.
Os canais do Youtube tem se tornando um consumo para muitos jovens e adultos, pra você ter uma ideia tem canais que ultrapassam a audiência de canais TV a cabo. Com o passar do tempo as redes sociais, canais do Youtube, Netflix a informação e entretenimento está a palma das nossas mãos! Foi o tempo que a emissora A e B ditava o que a gente iria assistir e o horário para acompanhar o que você mais curte.
As redes de TV estão vivendo das mesmas formulas do passado e sempre acaba perdendo o público em alguns casos a Globo põe jovens em papeis principais em todas as novelas parece uma 'Malhação' pra chamar a atenção as outras emissoras vivem do que resta e inova com o que tem, bem, nada mudou quem tem a unha maior sobe na parede, pois daqui pra frente o caminho vai ficar mais tortuoso.