Você já assistiu Breaking Bad? É uma série, de muito sucesso considerado como uma das melhores séries de todos os tempos. Um história legal, cheia de mistério,suspense e ação. E Quero compartilhar com você, uma visão questionadora a respeito das atitudes tomadas por Walter White (Bryan Cranston). Deixando bem claro, que essa matéria não tem como objetivo incentivar a qualquer uso de tipos de drogas, mas questionar o lado filosófico e "profundo" da serie 'Breaking Bad'.
A série conta a história de um professor comum e até que sua vida muda totalmente ao descobrir que tem um câncer no pulmão. Ele tem um filho com paralisia cerebral e uma esposa a espera de um bebê com poucos meses para dar a luz. Walter White ele é um professor de química azarado, pois a sua carreira foi de água para baixo, os seus colegas de faculdade todos tiveram um futuro brilhante mas ele um simples professor de ensino médio. Ao desenrolar da história, ele observa que na sua localidade pessoas comercializavam drogas e a mais comercializada era a Metanfetamina.
O engraçado que o marido da cunhada dele é policial e ele participa de um grupo de combate as drogas na localidade mas ao decorrer dos capítulos, aparece sobre a sua mente dois caminhos de escolhas - A de fábrica a droga e conseguir um bom dinheiro e ajudar a sua família ou esperar a morte chegar, e deixar a sua família de mãos vazias a espera da incerteza do que vai acontecer no futuro.
E eis que ele conhece um ex-aluno, péssimo em química mas ótimo em vendas de drogas, e apesar dos conflitos os dois se torna parceiros de uma longa jornada de consequências.
A decisão
Uma decisão perigosa, e ousada de Walter White, que mudaria a sua história e da sua família. As vezes quando olhamos ao nosso redor e não vemos solução o que nos resta em alguns momentos, são as decisões erradas, mas como um ser humano em si, com pouco tempo de vida, tomaria um tal decisão? Será que existiria outro caminho e uma solução para o seu problema sem ir por esse "mal caminho".
De acordo com Jean Paul Sartre, um famoso filosofo (O homem torna-se o que é ao fazer as suas escolhas. E essas escolhas só cabem ao homem, sem que haja nenhum elemento externo que justifique as suas ações. Sendo assim, o único responsável por suas ações é o próprio homem).
Como foi dito por Paul Sarte, (sem que haja nenhum elemento externo que justifique as suas ações). Vou citar alguns desses elementos externo que justifica as suas ações.
1- O câncer no pulmão
2- O tratamento para melhorar a crise da doença
3- A família
4- As condições financeiras
E isso são fatores que acarretam sobre o personagem, mas existe outra saída? Sim, existe. Ver a sua família perder os seus bens para fazer o seu tratamento e perde em tudo e a moradia da sua família ou a não ser, que ele ganhe na loteria e fica milionário mas e a probabilidade disso acontecer e ele sair desse problema é muito pouca.
A oportunidade em mãos
Olha que ligação bacana e bem interessante, preste bem atenção!
1- Formado em Química.
2- A droga mais vendida é a Metanfetamina na sua cidade.
3- Ninguém sabe fazer melhor a droga como ele (Fato).
4- Dinheiro = Melhoria de vida.
Como todos sabem, assim como a menor decisão, a mais simples que seja pode ter consequências, boas ou ruins. De acordo com o ponto de vista cada um.
Consequências
1- Mentir para a família
2- Roubar
3- Matar - 'A sua vida ou a minha'.
4- Crise no casamento
5- Estranhamento com os filhos
6- Enganar a todos em sua volta
7- Executar uma pessoa
8- Perseguição
Bem como diz o ditado 'Nem tudo, é um mar de rosas', por mais vantajoso que seja a decisão do senhor White, pode coloca a sua vida em risco e da sua família também.
A ética e a moral
Então você pode perceber que uma coisa leva a outra. E também, não podemos esquecer a ética e a moral do personagem, que é um fator importante na vida de todo o ser humano. Lembra que foi dito, anteriormente no texto que "foi errado a decisão,tomada por Walter", ao não ser pelo o ponto de vista, da pessoa de quem pratica a ação. Os valores morais são corrompidos, tudo por causa da sua atitude diante o seu problema, podemos dizer que é tudo ou nada.
No lugar de Walter White, você produziria Metanfetamina?
E essa foi a pergunta, proposta no titulo da matéria. De tudo o que você já leu e teve uma base daquilo que envolve esse mundo de razões e questionamento a respeito da atitude do Sr.White, o foco principal dessa matéria é se colocando no lugar do outro, então pense bem, você consegue.
1- Você tem câncer
2- Formado em química
3- Você participa de um grupo de combate as drogas
4- O seu amigo é policial
5- A metanfetamina, você sabe produzir
6- Você tem um filho com paralisia e a sua esposa gravida
7- E os seus dias de vida estão acabando
8- Você precisa fazer tratamento e ai como vai pagar?
9- E as consequências?
Nenhum comentário:
Postar um comentário